Aconteceu neste sábado, 16 de Dezembro, a Primeira Jornada da Primeira Divisão de Rugby Feminino. As equipes com jornada marcada para este dia foram: AISAgronomia, CRTécnico, SLBenfica e CRAV, ficando então as actuais campeãs nacionais AEEAgrária de Coimbra de folga.
O jogo SLB-CRAV, que estava marcado para as 12h no campo do GDD em monsanto não se realizou por falta de disponibilidade da equipe do norte de se deslocar a Lisboa, ficando assim indefinida para quando a realização deste jogo.
Quanto ao jogo Técnico-Agronomia, possível de chamar de derby pela rivalidade existente entre as duas equipes, traduz-se em poucas palavras: fraco e desinteressante.
Foi o primeiro jogo no novo formato de rugby de 13 em campo inteiro e o resultado não foi o mais positivo: é verdade que este foi o primeiro jogo da época, mas a condição física de ambas as equipes é deplorável! Mesmo assim em termos físicos Agronomia mostrou menos cansaço. Quanto a termos técnicos, Agronomia teve uma linha de 3/4 que simplesmente não funcionou, nem a atacar nem a defender, e um pack de avançados que funcionou individualmente. O Técnico esse esteve melhor, com a bola a chegar bastantes vezes à ponta (foi assim que conseguiram chegar das três vezes ao ensaio- o quarto e único convertido foi um ensaio de penalidade), e com as avançadas a jogar juntas.
Em relação à arbitragem pode-se dizer: o reflexo da arbitragem do Rugby Português- fraca.
O jogo finalizou-se em 22-5 para a equipe da casa, o 'Inferno das Olaias', e ficou marcado pela agressividade exagerada por parte da equipe azul. Todos sabemos que o Rugby é um desporto de contacto, e que por isso conduz à agressividade (chamada habitualmente de garra), mas a agressividade quando não respeitante dos limites das regras próprias da modalidade passa-se a chamar de FALTA, atenção!
Esperava-se realmente mais 'meninas' da Tapada, as actuais vice-campeãs, mas existe todo um campeonato pela frente para se discutirem posições ainda!
Portanto o campeonato fixa-se agora pelas seguintes pontuações: a equipa do Técnico vai à frente com 3 pontos enquanto todas as outras equipas têm zero pontos, sendo que o CRAV, SLB e Agrária de Coimbra não realizaram qualquer jogo até à data.
Apesar de tudo foi interessante ver um jogo de rugby no feminino com público!