terça-feira, 31 de julho de 2007

Futuro

Uma anónima ou anónimo deu a ideia, por isso aqui vai. Esta reunião interessa nos a nós mais do que ninguém, pois tem muita importância no futuro do Rugby Feminino em Portugal. Leiam com atenção e deêm a vossa opinião.

"Após reunião realizada no dia 19/7, junta-se pequeno resumo dessa reunião e proposta de calendário para a próxima época, para ser discutido. Solicita-se aos clubes com escalão feminino que analisem o texto e que teçam considerações até início de Setembro (e que inscrevam equipa, caso não o tenham feito), para se poder a partir dessa data agendar nova reunião para definir definitivamente a época do Rugby Feminino. Assim:
Reunião em 19/7/07
Presenças
Técnico – Carlos Polainas
Santarém – Pedro Gonzaga
Agronomia – Francisca Hall
Benfica – Carlos Nobre
Agrária C – J Alberty e Rui Carvoeira
FPR – J Nicolau e J. Costa Dias
Abertura - J Nicolau falou sobre plano estratégico FPR para 4 anos e sobre conferência nacional a realizar em Out/Nov.
Calendário provisório
Agrária – se objectivo é tentar apuramento para C M 7’s – mais seven’s durante a época, pensando nos skill/técnica/espaço. Jogo com mais espaços…Jogar rugby de 9/10 no Campeonato Nacional – jornadas concentradas, promovendo a 3ª parte/convívio
Não faz sentido no calendário provisório interromper para 7’s e voltar à Taça
Técnico – não à redução do nº jogadoras, prevendo abandono e um retrocesso
Jogar XV ou “XIII com ponta e asa”, aproximando da realidade do XV
Benfica – o que a FPR quer? XV ou VII?
Quantas equipas podem jogar XV?
O que fazer com faltas de comparência? (Técnico propões caução)
Custos dos seguros…. Obriga a que algumas atletas novas não se federem
FPR (JN) – estudar possibilidade de a partir de X jogadoras (22?) FPR reduzir seguro.
Realização de Estágios de aperfeiçoamento
Santarém – campeonato longo…. Não sabem se têm gente para toda a época, porque é uma equipa nova
Agronomia – Jogar XIII/XV – manter atletas, senão algumas abandonam
JCD – distribuído doc. sobre Plano Estratégico para ser discutido.
Proposta conciliadora – reduzir duração campeonato e taça mais cedo, ficando actividade de XV seguida
Parecendo consenso e poupando custos de deslocação – 1ª e 2ª (?) divisões fazerem fase regional de 3 equipas, em jogadas concentradas (20’+20’ proposta Agrária). Quem faz dois jogos seguidos é equipa da casa por ter mais jogadoras disponíveis (limite substituições?). Final Four como 2ª divisão masculina (proposta Agrária) em duas mãos.
Mantendo equipas inscritas…
1ª divisão
2ª divisão
NORTE
CRAV
CDUP
Agrária
Lousã
Santarém
Moita R
SUL
Benfica
Agronomia
Técnico
Loulé
Cascais
Belas
(Caso apareçam mais equipas como Montemor ou Caldas, juntar-se-iam regionalmente)
A decidir/auscultar –
Reduzir nº jogadoras campeonato para 9/10? Ou XV, XII ou XIII?
Se XIII – asa e ponta?
Caução para evitar Falta comparência?
Formato competição Regional? Concentrado? Para duas divisões?
Reflexão de João Alberty, enviada por email (divulgada com a respectiva autorização do autor):
Caro Prof. Costa Dias
A reunião de ontem na sede da FPR levantou novamente algumas questões que continuam a estar na ordem do dia em relação ao que se quer para o Rugby Feminino Português, qual as intenções federativas a nível internacional e nacional e o estado do escalão feminino.
1 - Reunião - Os clubes, à semelhança dos outros escalões continuam a não comparecer a estas chamadas da FPR, que julgo importantíssimas porque são o local apropriado para se discutir o desenvolvimento do rugby e das competições.
Culpa de quem? De todos um pouco, e dos custos e se calhar do real desinteresse em relação às equipas femininas por parte dos clubes, sejamos realistas!
A convocatória desta vez foi feito muito em cima da hora mas acho que a FPR deverá repensar a preparação deste tipo de reuniões de forma a poupar tempo, algum dinheiro e maior retorno de todos os clubes e que deveria ser lançada propostas aos clubes com um tempo de discussão via e-mail e consequente resposta à mesma e então depois a dita reunião na Sede FPR. (é apenas uma ideia minha, utilizada por exemplo nos grupos de trabalho de inúmeros serviços...)
2 - Propostas - a proposta da Agrária foi clara e vai de encontro a 4 objectivos claros:
- Preparar Atletas para princípios modernos de Rugby (boa técnica individual, utilização espaços, responsabilização individual (placagem, condição física, passe))
- Ajudar a evolução Nacional dos Seven’s e assim directamente a Selecção Nacional
- Ajustamento à realidade actual do Rugby Feminino (insuficiente número de atletas no âmbito geral das equipas para dar o salto para o Rugby XV - que ainda não é o objectivo sustentável do Rugby Feminino Português (eu tb queria que fosse mas ainda não é), dificuldades organizativas dos clubes, falta de técnicos credenciados a dirigir as equipas, falta de verbas, reduzido numero de campos e árbitros).
- Dar sustentabilidade ao Rugby Feminino garantindo também as saudosas 3ª partes (só assim transmitiremos os princípios do Rugby, que fazem a diferença das outras modalidades)
3 - O calendário 2007/08 pensado pela Agrária decorreria da seguinte forma:
» Torneio de Abertura - Seven’s em campo inteiro em 3 locais distribuídos pelo Pais
» Supertaça moldes de Rugby XIII visto que é da época 2006/07
» Campeonato Nacional 2007/08
1ª proposta - Rugby 9 ou Rugby 10 - dividido em duas divisões mas passar do Rugby de XII para vertente Rugby 9 ou 10 de forma a reforçar os princípios de jogo dos seven´s mas mantendo todo o tipo de jogadoras e o maior numero de jogadoras possíveis no activo.
Seriam jogadas em jornadas duplas em ambas as divisões (reduzindo assim o numero de campos necessários e árbitros) cada equipa apresentaria 10 atletas + 5 suplentes, com substituições ilimitadas. No final existiria naturalmente as saudáveis 3ª partes e não a actual falsa competitividade futebolística que em nada evolui o nosso rugby.
Assim, ajudaremos de forma clara a preparar o grande objectivo Internacional - Apuramento Campeonato Mundo Seven’s - e na época seguinte teremos os princípios do jogo moderno implantadas (Filosofia dos treinadores modernos, onde se inclui o Prof. Tomaz Morais).
Caso esta proposta pareça para muitos o retroceder, porque estão convencidos que as suas equipas são brutais, de alto nível competitivo, relembro que apenas a Agrária teve todos os meios (organizacionais e atletas) para realizar todas as competições oficiais....mas mesmo assim tem a perfeita convicção que só passo a passo e com passos muito sólidos conseguiremos a curto prazo chegar ao objectivo principal, que passa por ter mais atletas e assim conseguirmos jogar Rugby de XV.
Durante a reunião e visto o total desinteresse por esta proposta mostrámos claramente aos presentes que não concordamos, com base na realidade actual do escalão feminino, que se dê o salto para Rugby XV. Isso sim seria matar o rugby feminino, pois nenhuma equipa conseguirá fazer todo o campeonato com o estipulado no RGC (numero de atletas). Basta ver a 2ª divisão nacional sénior e mesmo a dita 1ª divisão sénior masculina quantas equipas conseguem ter sempre os 22 atletas no boletim? Muito poucas!! Tendo em conta a realidade sentida na época 2006/07 em que em jogos decisivos alguns clubes praticamente não tinham banco, como vão agora passar duas dessas atletas para dentro de campo e preencher o banco. E o aumento de numero de lesões que terão de ser preenchidas com mais atletas?
2ª proposta - Rugby XIII - Por estas razões e outras que podíamos enunciar, caso não se opte pela nossa proposta arrojada mas responsável para o CN 07/08, julgamos de manter o Rugby XIII com a pequena alteração da tipologia de competição, passando a na 1ª divisão a existir duas zonas regionais, Sul (Benfica, técnico e agronomia) e Norte (CDUP, CRAV e Agrária) que jogariam em jornadas duplas em jogos de 20 + 20 minutos (cada equipa faz 2 jogos) e assim reduziríamos as deslocações, números de árbitros e aumentaríamos o tempo de jogo e convívio final entre as equipas. A fase final seria jogada à semelhança do quadro da CN 2ª divisão sénior, em que se disputa em duas mãos o acesso à final absoluta e também se jogam as disputas dos 3º e 5º lugar.
Na 2ª divisão manter-se-ia tudo na mesma como em 2006/07.
» Taça Portugal - imediatamente após o CN e jogado em Rugby de 9 ou 10 (igual CN). A eliminar como consta do RGC.
» C.N. Seven’s - 5 torneio intercalados com estágios da Selecção e com um sponsor com prémio monetário de participação se marcarem presença em pelo menos 4 dos 5 torneios e prémios classificativos em material para as equipas. Se sponsor for bom, ajudas monetárias para deslocações (simbólica).
»Torneio de seven´s dispersos ao longo da época - ficamos com muitas duvidas de quem organiza, onde e em que moldes!!!
Na época 2007/08 caso não se tivesse atingido o objectivo dever-se-ia repensar e verificar a realidade, evolução, opinião técnicos e clubes, analisar o numero de atletas e satisfação das mesmas e repensá-lo (duvido k não seja sucesso).
Caso Portugal seja apurado para o Mundial devemos manter o nível de 7´s e pensar se deveremos caminhar também par ao XV com base nos princípios adquiridos ao longo da época de Rugby 9 ou 10.
4 - Estágios de Aperfeiçoamento - concordamos e achamos que devem ser Regionais e com a colaboração dos treinadores em coordenação com Técnicos Nacionais e sobre temas concretos que serão abordados de igual forma nos diversos locais. Estamos dispostos a colaborar com cedência de relvado, sala de conferências e técnicos credenciados.
5 - Selecções Nacionais - Estamos disponíveis, como é nosso apanágio a colaborar na organização logística de estágios e actividades das mesmas nas nossas instalações.
Esperamos estar a contribuir para a evolução sustentada e séria do Rugby Feminino, porque é para isso que há 7 anos trabalhamos todos os dias e com resultados muito positivos quer a nível nacional quer a nível internacional.
Estamos à inteira disposição para algum esclarecimento adicional.
Sobre o documento - plano estratégico - em breve daremos o nosso contributo.

Proposta de Calendário

JCD"

in www.fpr.pt

18 comentários:

Anónimo disse...

Descobri recentemente este blog e devo desde ja dar os parabens as 3 jogadoras que aqui escrevem. Jogo num clube em que não ha rugby feminino e durante uns tempos não fazia a minima ideia que as mulheres tambem jogavam! Mas o que eu vim mesmo aqui falar foi sobre a vossa "fama". Não conheço nenhuma jogadora de rugby, por isso nao posso dizer que "parecem homens" ou essas tretas que muitos jogadores dizem, mas a uns dias pa ca,a porta de uma discoteca, no meio de uma rivalidade tipica Norte VS Sul do algarve, vi um grupo de raparigas, e no meio delas, estava uma que se mandou e quase que agrediu um grupo de rapazes com o dobro da força, tamanho e talvez idade. uma das amigas teve que a agarrar por um braço e disse "ela joga rugby e é um bocado agressiva por isso nao liguem". Não venho para aqui "fazer queixinhas" mas dizer que estas cenas so trazem ma reputaçao para o rugby feminino, eu fiquei com ma impressao por isso vou esperar ate a época começar para assistir a um jogo que seja aqui perto e ver se posso mudar de ideias.

beijos e abraços, e mais uma vez, parabens por este blog.

Anónimo disse...

Não quero de todo, estar a criticar duma forma negativa o vosso trabalho, mas sim de uma forma construtiva.

Acho que voces devem melhorar a apresentação dos vossos textos, especificamente este.
Quem chega e olha para aqui vê muito texto acumulado. Podiam perder mais 10 min e colocá-lo com espaços e duma forma mais apelativa, isto é, para quem olha nao pense logo" ei, ganda texto...esquece."

Espero que continuem com força neste blog!

Parabéns

Anónimo disse...

Regressão não por favor!!
Rugby X?????? Ridículo....

Anónimo disse...

Na minha opiniao, estaremos tds a voltar atras se comecarmos com rugby d 9/10. SE acabarmos com as duas divisoes estaremos a tirar o merito ao CDUP q lutou para subir a 1 divisao e mais uma vez, a voltar atras.
Poderia haver um campeonato de XIV no qual haveria dois asas e apenas um ponta.

Anónimo disse...

n concordo com os jogos de 20+20... daqui a pouco parecemos os jogos dos miudos... pouco tempo de corrida para n se cansarem mt!

E este tempo para que? Para aumentar as 3ª partes?! Pelo amor de deus... a noite é muito longa... quem quer fica mais tempo!

Anónimo disse...

regressao? acham por acaso q em portugal ha realidade p haver um campeonato de XV?? nem de XIII qto mais de XV.... mas enfim, a falta de humildade é uma grande coisa!!!

Anónimo disse...

Carta aberta ao João Alberty e à FPR.

A missão da FPR, é para isso que está mandatada pelos clubes, é desenvolver o rugby, em todas as suas variantes e em todos os seus escalões, gerindo para isso os recursos que detem. Não é preparar um grupo restrito de 10 ou 12 jogadoras para um apuramento seja de que evento internacional for. Não pode definir esse objectivo principal pondo em risco a vida desportiva de muitas jogadoras que veriam afastadas as suas reais hípóteses de alguma vez jogar, sequer, rugby federado. O que faz falta é empenho e seriedade na condução do rugby feminino. Então será normal haver um campeonato dedicado ao 7's por causa de uma ambição internacional e não haver uma equipa de jeito de XV para defrontar qualquer equipa que se nos apresente?? Eu não acho mal o objectivo, entenda-se; não concordo é com a sujeição de todos os clubes, jogadoras e jogos a esse objectivo. Imagine-se acabar com os campeonatos nacionais e demais competições nos masculinos só por causa dos apuramentos para o mundial e para o europeu de 7's!!!! Há que continuar a fazer um pouco de tudo. Sim, exige esforço financeiro e técnico da FPR; Exige esforço e empenho dos clubes para manterem e desenvolverem o escalão feminino; Exige um esforço suplementar das jogadoras de nível internacional, mas a cura para esse mal não pode ser o abandono da formação geral em rugby. É por esse compromisso e esse esforço que deveriamos estar a lutar. É por mais jogos de XV (mesmo que fossem poucos ou entre selecções regionais), por um campeonato de XII, XIII ou XIV mas com menos faltas de comparência, por jogos internacionais amigáveis seja de 7's seja de XV, com equipas que já nos batem à porta e por dar verdadeira capacidade à selecção nacional se o seu objectivo for o apuramento para o mundial de 7's e por exigir arbitragens de qualidade em todos os jogos. Estes pontos é que deviam ser o compromisso. Rumo a um futuro talvez mais lento mas seguramente mais sólido.
Abraços
TSS

Anónimo disse...

Ao comentário:
Quanto à menina destemida, ainda bem que tens a coragem para ir em frente, se foi o rugby que te deu essa valentia para lutares pelo que achas certo ainda bem, "claro tudo com conta peso e medida..."

Concordo 100% com as duas divisões e com o Norte Sul, é bom para todos e ajuda nas despesas de deslocação.

Rugby de 9/10 é mau demais para ser verdade, esta proposta nunca poderá ter pernas para andar, mas sim para cortar o esforço feito até agora e conseguido pelas equipas JOGAR Rugby de 13.
Como se viu a qualidade este ano subiu.
Jornadas duplas é muito mau mesmo todas nós já passámos por isso e o rugby perde com isso.

Esperemos que o bom senso de todos os clubes supere estas divagações...

Abraço a todas e boas férias

Anónimo disse...

podem colocar o meu comentário de ontem sff façam deste espaço um local de encontro de opiniões
obrigada

Anónimo disse...

Concordo

Francisca disse...

Peço desculpa por ter ido de ferias e não ter no dia aceitado o seu comentario caro/a anonimo. Mas a sua vontade já foi satisfeita, aqui tem o seu comentário online.

Anónimo disse...

Acho que o campeonato devia ser de 14 jogadoras.
Acho que o jogo de rugby ganha muito com a introdução de 2 asas e por isso penso que se devia retirar 1 ponta.

Penso também que se deveria manter o mesmo modelo do ano passado, isto é, 1ª divisão: Benfica, Agrária, Agronomia, Técnico e o campeão da 2ª divisão, CDUP.

2ª divisão: o ultimo classificado da 1ª CRAV, Belas, Loulé,Lousã
Santarém,Moita R.

Penso também que se devem estabeler objectivos para a epoca, tanto a nivel nacional como internacional para que depois não hajam surpresas , nomeadamente na (nao) apuração de Portugal para o Mundial...e depois que as culpas recaiam para as jogadoras que " nao deram tudo que tinham" e para os seleccionadores " que nao sabem nada e que nao fizeram as escolhas correctas".

Escolham um Seleccionador rapidamente, dado que os 2 saíram.
Que seja competente e que perceba de rugby.
Nada como nomes do genero: tiago, e outros tantos que mt fazem pelo rugby feminino mas que na pratica parece que gostam de regredir, este ultimo: arbitragens.

Sem mais de momento, dispeço-me

Vamos apoiar portugal no mundial !!!

Boas ferias a todos

Anónimo disse...

Na minha opinião, acho que as divisoes se deveriam manter como no ano passado, claro que o cdup passaria para a 1ª, mas se realmente vai haver novas equipas, penso que o crav não deveria descer de divisão.

Quanto aos numeros de jogadoras em campo, penso que seria uma aposta interessante jogar com 2 asas. O problema é que pode haver clubes que não têm 14 pessoas pa por a jogar mais as substituições. Se realmente não der esta introdução de 2 asas, penso que se deveria fazer como na época passada (1ªdivisão - XIII e 2ªdivisão XII). A ideia de se jogar só com 9/10 jogadoras seria bom para a nossa evolução a 7's, mas se querem mais evolução na selecção de 7's então começem os estágios mais cedo! Agora acabar com o rugby de "XV" acho que nem devia ser uma opção.

Beijinhos e boas férias.

BBR

Isabel Ozorio disse...

Cara Xica, Maria e Rita:

Mais um blog feminino para a vossa lista:

http://rugbyfemininodocdup.blogspot.com/

é um blog verde mas tentará manter informada toda e qualquer pessoa interessada por rugby especialmente rugby feminino.

Espero que adicionem à vossa lista e que visitem.

Beijinhos
Isabel

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer onde posso encontrar fotos dos beachs rugby da praia das macas e do de abrantes? obrigada

Anónimo disse...

podes ver no www.rugbyagraria.com

Anónimo disse...

isto anda um bocado parado aqi!!

entretanto a epoca ta a começar e ainda nao se sabe nada!!

Anónimo disse...

A Selecção Nacional regressa no próximo dia 26 de Setembro pelas 16H30...

VAMOS?!