quarta-feira, 15 de julho de 2009

Reportagem Campeonato Europa Feminino - Hannover

Selecção feminina alcança 6º lugar no Campeonato da Europa


Excerto da Crónica de Tomás Morais, seleccionador nacional sénior:

"Em Hannover este uma exemplar selecção feminina, contagiante e arrepiante na forma como encararam todas as adversárias. Sem se deixarem intimidar, apareceram com um sistema de jogo muito organizado em que cada uma sabia interpretar o papel que lhe estava destinado.

Que bem defenderam! Comunicando permanentemente reduziram espaços e aplicaram placagens de fazer inveja. O 6º lugar alcançado é um dos melhores de sempre e o sinaal de que Portugal pode chegar a um campeonato do Mundo nesta variante.

A nossa equipa mostrou na práctica que o rugby não é um jogo só para homens! Também o rugby feminino tem cartas para dar e está disposto ao trabalho e sacrificio necessarios para uma subida a outros patamares."

Fonte: Jornal Abola




Se os “Lobos” ficaram aquém das expectativas na Alemanha, o mesmo não se poderá dizer da selecção feminina que em Hannover conseguiu a sua melhor qualificação de sempre, ao atingir a final da Taça Plate, tendo perdido com a equipa francesa por 19-00.

Depois de no primeiro dia ter conseguido o seu primeiro objectivo, a manutenção no Top-10, Portugal ao conseguir terminar no quarto lugar do Grupo A garantiu também um lugar na disputa da Taça Plate, a segunda taça do Campeonato Europeu.

Nas meias-finais da Plate, Portugal venceu a Rússia, por 17-07, com ensaios de Joana Vieira, Catarina Antunes, convertido por Joana Vieira e Isa Ribeiro. Esta vitória dava a Portugal um lugar na final da Taça Plate, onde iria defrontar a vencedora do outro jogo da meia-final, entre França e Itália, que as gaulesas venceram por 21-10.

Na final, Portugal voltava assim a enfrentar a equipa francesa, com quem no dia anterior tinham conseguido um empate, mas história não se repetiu, e a selecção lusa perdeu por 19-00, terminando assim a sua participação no sexto lugar, a melhor classificação obtida pelas “Lobas” desde que o Campeonato Europeu assumiu o presente formato.

Espanha e Inglaterra decidiram entre si o troféu principal, curiosamente duas equipas que faziam parte do grupo de Portugal, tendo a equipa britânica vencido a espanholas por por 20-12. No jogo que decidia quem descia ao grupo B europeu, a Suécia conseguiu a manutenção no Top-10, ao vencer a Moldávia por 27-07.

Taça Plate -

Meias-finais: Portugal 17 – 07 Rússia

Final: França 19 – 00 Portugal

Classificação Geral

1- Inglaterra
2- Espanha
3- Holanda
4- Alemanha
5- França
6- Portugal
7- Rússia
8- Itália
9- Suécia
10- Moldávia

Fonte: Infordesporto.pt



A selecção feminina de Sevens iniciou este sábado a sua prestação no campeonato europeu, que se realiza em Hannover, na Alemanha, tendo no fim do primeiro dia, conseguido o primeiro objectivo, a manutenção no Top-10.

Num grupo algo difícil, onde figuram três selecções que já se sagraram campeãs europeus da modalidade, Inglaterra, Espanha e França. Portugal começou por enfrentar a selecção britânica no primeiro jogo do dia, tendo perdido com as actuais detentoras do troféu, por 00-34.

No segundo jogo do dia, num duelo ibérico, Portugal voltou a sair derrotado, ao perder por 00-12. Seguiu-se um empate com a forte equipa francesa, campeã europeia já por duas vezes, por 12 igual, com um ensaio de Catarina Antunes, outro de Joana Vieira, que depois conseguiu converter.

No último jogo do dia, e com a equipa mais acessível do grupo, Portugal garantiu a manutenção no grupo das dez melhores equipas europeias, ao derrotar a Suécia por 24-5, e vai agora disputar a Taça Plate.

Fonte: Infordesporto.pt



Manutenção no Top 10 é o objectivo das "Lobas"

A selecção feminina de Sevens irá participar no Campeonato da Europa de Sevens da FIRA, que se realiza em simultâneo com a Final do Campeonato da Europa masculino, em Hannover, na Alemanha, nos próximos dias 11 e 12 de Julho.

Portugal participa pela sexta vez no torneio europeu, estando inserido no Top 10 desde o inicio da competição, embora esta sofrido alterações ao longo dos anos, tendo se tornado oficialmente Campeonato da Europa apenas em 2006.

O râguebi feminino em Portugal é uma modalidade recente, e embora já se pratique a modalidade há mais de vinte anos, o campeonato nacional apenas se começou a realizar oficialmente em 2001/2002, com a vertente de Sevens a começar no ano seguinte.

Os seleccionadores Rui Carvoeira e João Catulo convocaram 10 atletas que terão a responsabilidade de tentar manter Portugal no Top 10 europeu. A equipa lusa está inserida no grupo A, com as equipas de Inglaterra, Espanha, França e Suécia.

Jogadoras convocadas:

ISA RIBEIRO Agrária Coimbra
ELSA VARELA Agrária Coimbra
JOANA BORLIDO Agrária Coimbra
ISABEL OZORIO CDUP
MARTA FERREIRA CR Técnico
JOANA VIEIRA CR Técnico
MARIA VASQUEZ SL Benfica
ANA ANTUNES SL Benfica
ARLETE GONÇALVES SL Benfica
CATARINA ANTUNES SL Benfica

Jogos do 1ª dia:

10:00 A5 Portugal - England
12:00 A2 Spain - Portugal
14:00 A3 France - Portugal
16:30 A4 Sweden - Portugal

Fonte: Infordesporto.pt

Fotos por Miguel Carmo - Mais em http://fotorugby.blogspot.com/

5 comentários:

Anónimo disse...

As nossas "Lobas" SAO AS MAIORESSS
Ganda Portugal

Manuel Cabral disse...

Parabéns pelo vosso blog. É essencial fornecer informações sobre o rugby feminino! Pus um link no meu blog.

Anónimo disse...

Vale a pena verem esta reportagem de fotos do Beach Rugby de St. Cruz

http://picasaweb.google.com/artur.m.r.campos/BeachRugbySantaCruz190709#5360609946142020850

Muitas fotos da Agronomia

Anónimo disse...

eu comecei a fazer rugby agora, eu sou do Brasil... e achei super legal esse blog, só o que me assustou foi a proteção da bola que uma jogadora fez colocando a cabeça no chão... se a adversário chuta ela já era...

Daniela disse...

ola!!!
é so para dizer que essas fotos do beachrugby de santa cruz saõ tiradas pelo fotografo da equipa de rugby feminino de setubal, Artur Campos.
o nosso grande fotografo xD