quinta-feira, 3 de julho de 2008

Balanço Época 2007/2008

Agora que a época de rugby em campo já acabou, gostava de vos pedir que fizessem um balanço desta época, tendo em conta todas as competições que foram jogadas. 

Houve evolução no rugby jogado em XIII? E em VII?
O número de jogadoras aumentou?
E a competitividade dentro da equipa? E entre equipas?
E os apoios dos clubes?



37 comentários:

Anónimo disse...

pessoal, p o ano ha a possibilidade de haver campeonato de XV. acham possivel no panorama do nosso rugby?

Xica, votaçoes p equipas do ano?

Francisca disse...

Esse tema do futuro estava a pensar abordar num próximo post. Quanto a votações, penso que ainda não estamos preparadas para isso.

Anónimo disse...

Penso que mais que possivel sera benefico para a evolução da modalidade, temos que avançar e aproximarmo-nos dos outros campeonatos, por isso espero que para o ano o campeonato seja jogado a quinze. Acho que todas as equipas têm jogadoras para avançar.
H.

Anónimo disse...

Não concordo muito com o comentário anterior, uma vez que há várias equipas que não têm jogadoras suficientes para poder manter uma equipa com 15+7 substituições.

Por muito que me custe, porque realmente para além de querer tornar isto mais a sério à semelhança do que se pratica nos outros países,jogar rugby de XV é outro mundo, acho que pelo menos este ano não é muito bem pensado investir no XV.

É bem pensado sim preparar desde início, uma selecção de XV, DESDE o INÌCIO, à semelhança do que se faz com as selecções de sub 18 até aos seniores. Isto, porque para o próximo ano acho que há o apuramento para o europeu.

É a minha opinião, com muita pena de não poder concordar com o Sr. H, mas para já, acho que é o que temos.

WR

Anónimo disse...

Não sei se reparam muito nessas coisas,mas quantas equipas viram com 13 em campo e um banco satisfatório?Vi jogos da primeira e da segunda e posso dizer-vos que eram quase nenhumas...Acho que promover o rugby de 15 nesta altura seria promover jogos entre equipas sem banco,promover faltas de comparência e afins.Vi muitos jogos onde as duas equipas tinham 13+2 jogadoras.Agora imaginem que era de 15 e que acontecia uma lesão...Tb tenho muita vontade para que o rugby de 15 aconteça,mas é necessário manter os pés no chão e acompanhar a nossa realidade sem dar passos maiores que as pernas...Acho que devagar se vai ao longe e antes de avançarmos com alguma coisa para nos aproximarmos de outros campeonatos temos que assegurar uma estrutura sólida.Não vá isto desmoronar-se só porque não tivemos paciência...

Anónimo disse...

é verdade! penso que é bastante dificil!

entao na segunda divisao...

o fosso entre as duas divisões ía ainda aumentar!!

visto que a epoca finda foi disputada em rugby d 8 precisamente por nem 13 jogadoras a maioria das equipas ter!!

se calhar o melhor é mesmo esperar mas uma epoca...

Francisca disse...

Volto a relembrar que este post é para falar do balanço da época que acabou e não do futuro. Para isso publicarei um novo post mais à frente.
Para já acho que era preciso percebemos em que ponto estamos, o que melhoramos e o que regredimos.

Por exemplo, a nível da I divisão, houve um maior equilibrio de resultados, tendo as finalistas passado algumas dificuldades durante as meias-finais.
Também me pareceu, pelos jogos que vi, que o nosso rugby está mais organizado. As jogadoras começam a ter uma maior cultura de rugby, e por isso, começam já a trabalhar melhor o jogo para chegar a um objectivo.
No entanto, acho que há um facto a realçar, que se notou mais nos sevens, que é o nível da placagem. Parece-me que temos vindo a regredir no que toca a técnica e mesmo ao próprio acto de placar.

Já na II divisão, pelo que vi nas Caldas e depois durante o estágio de aperfeiçoamento e nos Sevens, penso que definitivamente o modelo não pode continuar assim. Jogaram rugby de 8, em campo reduzido. Compreendo perfeitamente que haja equipas a começar, que seja dificil arranjar jogadoras. Mas é assim em todos os clubes.

A nível de competitividade, dentro do campo é bastante visível. Mas e competitividade como equipa? Temos equipas a fazer 3 treinos por semana, o que demonstra uma maior seriedade e vontade de trabalhar por parte das jogadoras. Mas que por vezes também se traduz em mais lesões. E depois temos equipas que mantém dois treinos por semana, com pouca afluência, com dificuldades em ter todas as jogadoras disponíveis para os jogos e torneios.

Quanto ao apoio dos clubes... acho que o boom do Mundial de Rugby trouxe muita gente ao rugby, mas não necessariamente raparigas. E por isso vimos clubes mais centrados na formação, devido ao grande aumento de miudos nos diversos escalões. No entanto, e acho que isto é um facto significativo, quase todas as equipas da 1ª divisão apareceram com patrocínios próprios e equipamentos novos. Técnico, Agrária e Benfica participaram em torneios em Espanha. Ou seja, a nível de apoios, trabalhados pelo clube ou pela própria equipa, também me parece que houve uma grande evolução.

Para finalizar, não posso deixar de apontar o facto de termos tido a sorte de puder contar com um treinador de renome, como foi o Daniel Hourcade, na selecção de Sevens. Os poucos treinos que pude fazer com ele aprendi imenso, e confesso que me soube a pouco. E tenho a certeza que a selecção de Sevens teve uma melhor prestação por causa dos 3 meses que o Daniel esteve na selecção.
Agora não nos podemos esquecer que primeiro que isso acontecesse a polémica foi muita. E os estágios que houve souberam a muito pouco. Ficando a sensação que se tivessem sido o dobro, talvez as coisas pudessem ter sido diferentes (vide o equilibrio de resultados com a Rússia e França, diferença de 20 pontos...).

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo o que escreveste.Só não concordo mesmo com a tua opinião sobre a segunda divisão.Se mudarmos as coisas só vamos provocar uma diminuição drástica do número de clubes...O nível de organização do jogo na segunda divisão é fraco e aumentar o número de jogadoras em campo,para já só iria aumentar o nível de confusão.É natural que tenhamos vontade de diminuir o fosso entre a primeira e a segunda divisão,mas não tem interesse nenhum em aproximar o número de jogadoras em campo se isso sacrificar algumas equipas.A vontade de evoluir não pode falar mais alto que o bom senso,porque acredito que com bom senso também lá chegaremos.

Anónimo disse...

Foi pena não irmos ao Mundial universitário. Gostava de saber se alguma vez isso foi considerado. E se foi, qual razão pela qual não vamos participar.

Anónimo disse...

Quanto á I divisão penso que n há mt a escrever nem a comentar, está a evoluir, as equipas estão a começar a ter todas mais ou menos o mesmo nível o que permite uma maior competividade e consequente desenvolvimento.

Na II Divisão é q reside o maior problema... Equipas com planteis curtos, poucos apoios dos clubes pois estão a começar muitas delas, fracas adesões ás competições extra campeonato etc... etc... etc...

Nesta II divisão há a destacar 3 equipas: a moita pela sua vontade e apoio dos dirigentes do clube, um exemplo a seguir; Loulé pq foi a vencedora e para o ano estará na I; e por último a Lousã, que foi uma equipa q pareceu-me querer avançar, dado que não teve medo e participou na taça, podendo dizer q foi a única equipa da II a jogar rugby de 13 na epoca q acabou.
Qunto as restantes equipas so restam palavras de apoio para continuarem pq todas as equipas femininas começaram mais ou menos, pouco apoio e a medida que anos passam vamos ganhando visibilidade e marcando o nosso lugar no clube.

Anónimo disse...

e marcou o primeiro ensaio as jogadoras de vermelho até à data desse mesmo jogo!

algo que nenhuma equipa da I tinha conseguido fazer até então...

Anónimo disse...

Alguém sabe explicar quantos jogos se fazem no primeiro dia do beach rugby da caixa?Diz lá que só são 4 equipas no máximo e que os jogos do grupo são sábado e as finais domingo.Não entendo este esquema todo para 4 equipas

Anónimo disse...

parece que a actualização não anda muito para estes lados!!

Xica que tal um postezito a gabar os nossos lobitos???

afinal não é todos os dias que se é campeão europeu!!!

LOBOS!!

Anónimo disse...

és sempre o mesmo...não chateies a xica!até parece que ela não pode falhar um dia!!ela esteve este f-d-s no beach de sta cruz e parece que a festa foi rija...amanhã ela já deve estar recuperada e se lhe apetecer ela posta.
e para quem for...até à foz!

Anónimo disse...

e abrantes quem vai?

Anónimo disse...

Abrantes - em feminino vai Agrária, tecnico, Pombal e Moita, seniores são 12 equipas...a festa vai ser rija como no ano passado. O espirito do torneio é divertido e mt rugby e convivio à beira rio

Anónimo disse...

O dia de hoje ficará marcado para sempre na história do rugby português. Partiu hoje para Córdoba, Espanha, a primeira Selecção Nacional Universitária que vai disputar o Campeonato Mundial Universitário de Rugby de 7. Esta competição terá lugar na Cidade Universitária de Córdoba e terá o seu início amanhã, estando a final marcada para o próximo sábado. Os dez estudantes/atletas escolhidos pelo Seleccionador Nacional, Pedro Netto, são:









Instituição de E.S.


Clube



AFONSO SOUSA


I.S.E.G.


CDUL



BERNARDO SILVEIRA


F. Direito da U. Católica


CDUL



DIOGO MORAIS


F. Medicina de Coimbra


ACADÉMICA



FELIPE LUIS


I.S.E.L.


TÉCNICO



FRANCISCO SERRA


F.C.T.U.C.


ACADÉMICA



FREDERICO MELIM


F. Economia da U.N.L.


CDUL



FREDERICO OLIVEIRA


F. Medicina de Lisboa


CASCAIS



RUI RODRIGUES


F.C.D.E.F.U.C.


ACADÉMICA



SALVADOR CUNHA


I.S. Agronomia


BELENENSES



SÉRGIO FRANCO


F.C.D.E.F.U.C.


ACADÉMICA







A comitiva será co-chefiada por Dr. Delfim Barreira (F.P.R.) e Estêvão Cordovil (F.A.D.U.).


Para além das elevadas temperaturas, os portugueses encontrarão como potenciais adversários as seguintes selecções (serão divididos em dois grupos de seis):






África do Sul

Grã-Bretanha

França

Canadá

Espanha

Itália

Roménia

Rússia

China Taipé

Malásia

Polónia

Esta será a terceira edição e as duas anteriores, na China e em Itália, foram dominadas pela França.



Portugal estará, igualmente, representado ao nível da arbitragem pelo árbitro, Afonso Nogueira.



Lembro que Portugal vai acolher esta competição, em 2010, na cidade do Porto.

Anónimo disse...

nao percebi essa lista aí em cima

=/

Anónimo disse...

meninas...

Quem esteve na selecção e ouviu o Costa Dias, sabe que a FADU não deu as condições que a FPR pedia para nos levar. Mas porque razão as condições dos séniores masculinos terão sido encontradas e as nossas não?

A FPR q se deixe de tretas e mostre mais vontade, ter tido o Daniel foi OPTIMO mas não estraguem o bom trabalho que parecia terem feito este ano...

P.S. - O nosso querido fisio Cezar é um vendido e aceitou ir com a selecção masculina ao mundial universitario... fazer-lhes umas massagem.

Beijinhos

Anónimo disse...

Eu quero algo que se possa chamar verdadeiramente de campeonato nacional, com jogos em casa e fora, com rugby de 13 ou 15 (dependendo das condições das equipas)!!!!!!! Palhaçadas de 2 jogos no mesmo dia e organizações dúbias têm de ser postos definitivamente de lado porra! Qual é a piada de se fazerem 3 jornadas ( para relembrar a alguns um ano tem 52 -cinquenta e duas- fins de semana) para apurar semi finalistas? 6 equipas já dão 10 jogos, 5 equipas 8 jogos.... e depois sim partiria-se para uma final four ou whatever. Agora para haver evolução e competitividade é necessário haverem JOGOS!

De olhos bem abertos

Anónimo disse...

anónima de 18 de Julho de 2008 3:01és a única q sabe q o césar está em espanha... se sabes isso guarda para ti, e não chames vendido ao rapaz.

Quantos ás questões pelas quais a S.N. Feminina não veio desconheço.

cumorimentos e boas férias

Anónimo disse...

qd digo não veio, queria dizer não foi, pq infelizmente não posso ir como jogador...

Anónimo disse...

A Espanha levou ao Mundial Universitário a suas equipas principais Masculinas e Femininas.

Anónimo disse...

fez ela bem!!

so nos e q vamos ficar cada vez mais longe do nivel actual do rugby internacional feminino.

com os rapazs ist nao acontece e pq?? pq lá está o tomas morais e a sua turma d adjunts q qd o boss manda eles cumprem.

enquanto nao arranjarem alguem com a mesma vontade, ambiçao, garra e fama no rugby!, para nos treinar nao vamos ter uma evolução continua e sim espuradica(caso do daniel).

precisamos d alguem q tenha fama no rugby nacional ou internacional para poder fazer exigencias sem papas na lingua!!

Anónimo disse...

A Espanha foi campeã mundial universitária e nós continuamos a ver navios...

Anónimo disse...

Ola meninas e senhoras

Vao a www.mecorugby.xm.com

Vejam e se quiserem inscrevam-se

Beijos Joao Alpuim

Anónimo disse...

JA ALGUEM VIU A PLANO QUE VAO PROPOR AOS CLUBES PARA ESTA EPOCA NO SECTOR FEMININO??

PARECE-ME BEM, CASO SE VENHA A CONCRETIZAR!!

SO ESPERO QUE DE FACTO NAO SEJAM SOMENTE IDEIAS QUE NAO VAO SAIR DO PAPEL...!

Anónimo disse...

acho mt mau formarem um so escalao...
acho q algs equipas vao perder. so agraria slb e tecnico sao capazes de manter uma equipa c jogadoras seniores... o q poria de fora o agronomia e cdup...p n falar do crav e das outras...

em termos de treinos de selecçao, acho mt bem pensado e espero q passem a pratica...finalmente pegar no rugby de xv e comecar c os estagios de sevens bastante mais cedo...
mas e seleccionadores ja existem? ficam os mesmos?

q equipas temos para o ano?

Anónimo disse...

eu nao qero errar mas penso q a maioria das atletas do cdup já teem mais d 18/19 anos.

a Becas(mais uma vez digo q não tenho certezas) penso que já tem 19 anos o qjá a impossibilitaria d partecipar neste escalão e tendo em conta a sua importancia, o cdup muito provavelmente abdicaria de jogar neste escalão! qem diz Becas diz outras atletas visto q não joga sozinha...!

o crav pela aparencia das suas jogadoras diria q tambem dificilmente jogaria neste escalão! parece.m q a maioria delas teem mais d 18 anos.

mas sendo mais precisa... as eqipas q muito provavelmente jogariam neste escalão seriam as da segunda divisão(santarem, moita, lousa e provavelmente as novas eqipas) q teem eqipas com atletas muito jovens, penso q a mais jovem tinha 13, sem duvida q seria positivo para estas miudas terem a sua oportunidade num campeonato mais próximo da sua idade mas ainda assim desnivelado...

vamos ver o q acontecerá... espero q tenham punho para levar isto em frente!! parece.m bem E A VC'S??

DEEM UMAS OPINIOES SOBRE O PLANO!!

Anónimo disse...

e quanto a jogadoras, quem se destacou este ano?

Anónimo disse...

Quanto ao calendário proposto tenho a fazer os seguintes comentários:
- Penso que ainda não há condições para fazer um campeonato de sub-18/19. Não temos jogadoras suficientes e nem os clubes dão o apoio necessário para que haja duas equipas femeninas a competir. Por outro lado tem havido excelentes resultados com a integração de jogadoras bastante jovens nas equipas seniores.
- Quanto à selecção parece-me bem o calendário, já algo ambicioso em relação aos últimos anos. Quanto mais competição e contactos internacionais melhor. Discordo em absoluto na criação das selecções regionais, por duas razões fundamentais: Iria fomentar divisões e rivalidades nada salutares para o ambiente que se deseja para o Rugby; e, também, porque não temos um tão elevado nº de jogadoras que nos permita formar duas selecções com um nível competitivo aceitável.
- Não sei se é erro ou propositado a menção a rugby de "XII", a ser propositado é um retrocesso e não devemos ir por aí. Mais a mais quando se propõe a competição a nivel de selecção a XV.

Anónimo disse...

bom não sei d incio qd li o plano pareceu.m bastante bem!

mas d facto este plano não irá avante porque o dinheiro para o feminino é coisa q não existe! ist em relação á proposta de um escalão de sub-19!

qt à proposta das seleções regionais penso q deve ser encarada com seriedade e deve passar a ser uma realidade!

se não o fizermos será mais uma burrice!! pois a Espanha não se vai importar com o fact d não impormos esta ideia em prática e mais uma vez a Espanha cresce e nós vamos ficar mais longe delas e do rest do rugby feminino!

vamos ver o q acontecerá!!

Anónimo disse...

A ISA É A MAIOR!

Anónimo disse...

Há gentinha mm ridícula...

Anónimo disse...

pessoal kem vai ao beach do meco???

Anónimo disse...

Cindy, maria e Xica visto que faltam apenas 2/3 semanas para o incio da epoca pedia-vos que actualizassem e dinamizassem mais o vosso blog. ( dentro do possivel e da vossa disponobilidade, claro!)

gosto imenso de cá vir, mas infelizmente quando cá venho é raro estar actualizado!... compreendo que nem sempre tal seja possivel mas podiam fazer um esforço maior e aind por cima sao 3!

vá beijinhos e... postem, postem, postem!

Anónimo disse...

http://rugbyfemininopt.blogspot.com/