domingo, 18 de novembro de 2007

2º Torneio de Abertura...mas não só!!

Olá,

antes de começar a falar do Torneio de Abertura, há uma questão que me preocupa mais, e que está me a martelar a cabeça desde sexta de manhã. Mandei um mail ao Professor Costa Dias, a perguntar a confirmação das equipas para o torneio e como é que estávamos de árbitos (ouviram bem, a minha esperança eram dois árbitros...torneios de sevens...afinal eles também são humanos), surpresa minha - ou talvez não - quando recebo o mail, já à tarde a confirmar as equipas e a "desconfirmar" qualquer das minhas esperanças. Nenhum árbitro disponível para se deslocar à Tapada para arbitrar umas miudas, que por acaso também adoram este desporto, e como tal também têm o direito de jogar, seguindo os regulamentos.
Este ano, se formos contabilizar os estragos feitos no rugby feminino, já temos 2 torneios cancelados, um torneio com equipas da 1ª divisão sem árbitros e uma 2ª divisão que a três semanas ainda não têm todos os participantes assegurados. Culpas? Nossa, primeiro de tudo, demoras nas inscrições...e pouca reinvidicação (não faz o meu género, mas às vezes é preciso). Clubes, por muito que por lá ainda planem umas alminhas caridosas, às vezes não é tudo. E finalmente a Federação, que supostamente deveria apoiar o nosso rugby, até porque, segundo consta recebem para isso, mas que parece não estar preparada para todo este novo mundo consequente do Mundial, e vai daí a corda parte na parte mais fraca.
Resolução...sinceramente não vos sei dizer, mas suponho que se falarmos entre nós, certamente chegaremos a uma solução. Pelo menos para garantir a 2ª divisão e àrbitros, essênciais para a realização de qualquer jogo, ainda para mais uma competição oficial DA Federação. Fico à espera da discussão...

Já quanto ao torneio, desta feita sem a presença do CDUP ou da Lousã, apenas participaram quatro equipas, todas elas da 1ª divisão, Agrária, Agronomia, Benfica e Técnico. Numa tarde muito fria, penso que pudemos observar um grande equilíbrio entre as quatro equipas, onde a surpresa acabou por ser o vencedor, o Técnico, ao parar a equipa da Agrária, crónica vencedora dos torneios de Sevens. Sem àrbitros, foi preciso recorrer aos jogadores séniores da Agronomia, dirigentes e ainda a própria Maria Heitor (acho que dispensa apresentações). Desde já um obrigada por terem ajudado na realização do torneio.
O torneio decorreu com toda a normalidade, penso não ter existido lesões graves, felizmente. E o Campeonato Nacional de XIII está já aí, por isso bons treinos.

Resultados -

Agrária 17 - 00 Agronomia
Benfica 07 - 17 Técnico
Benfica 05 - 10 Agrária
Técnico 22 - 07 Agronomia
Benfica 12 - 17 Agronomia
Agrária 00 - 05 Técnico

Classificação Final do Torneio

1º Técnico 9 pontos
2º Agrária 7 pontos
3º Agronomia 5 pontos
4º Benfica 2 pontos

Classificação Final após Torneios de Abertura

1º Agrária 8 pontos
2º Técnico 7 pontos
3º Benfica 4 pontos
4º Agronomia 2 pontos
CDUP 1 pontos
6º Lousã 0 pontos


P.S. : Se alguém tiver fotos, pode sempre mandar para o mail do blog para eu postar aqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

xica, acho que tens toda a razão na reflexao que fazes sobre os arbitros.
Quando dizes que a federação é responsavel pela organização dos torneio de abertura, é assim no papel... sabemos bem que quem recebe normalmente é que trata quase tudo, ou tudo, o que envolve o torneio...
A semana passada, em Coimbra, estavam dois árbitros, um deles chegou ja decorria o torneio, acredito que quem tratou de lhes pedir esse "favor" foi alguém como o Alberty... digo eu...
Soluções? não sei... não deviamos ser nós jogadoras a preocupar-nos com a falta de entrega da federação... os clubes têm certamente mais força do que nós para exigir um pouco mais de organização e dedicação à FPR até porque são esses mesmo clubes que para inscreverem uma equipa na federação pagam "qualquer coisa" e podem exigir algu em troca.

Bons treinos

Anónimo disse...

Por indicação do IRB, informa-se do novo parecer técnico sobre a PLACAGEM:

"Qualquer placagem que envolva contacto do braço e/ ou mão acima da linha dos ombros do adversário - quer esse contacto seja o ponto de impacto, quer seja o ponto de contacto consequente devido à dinâmica da placagem - deverá ser considerada uma placagem PERIGOSA e punida de acordo com as Leis do jogo."

É vergonhoso um jogo decorrer na sua totalidade sem uma unica placagem feita as pernas! E mais magnifico é as plcagens serem sucessivamente aos cabelos e ninguem ve nada! Coisas descaradissimas!
Só mostra o jogo sujo que algumas de nos estao dispostas a fazer.

Acho que à por ai muitas meninas a precisar de uma bela aula de anatomia!

Anónimo disse...

lá está... jogamos até onde os árbitros que temos (ou nao) permitem...

Anónimo disse...

Se isto acontece na 1ª divisão (falta de árbitros) eu nem quero imaginar como vai ser na 2ª... Mas antes de haver árbitros tem de haver competição e não parece q até ao momento se veja fumo branco sobre a 2ª divisão, pois continua tudo na mesma, á espera q algumas equipas se decidam se querem ou não jogar, para depois se traçar um calendário, isto tudo a menos de 15 dias do inicio oficial.

Será q tmbm se irá anular jornadas do campeonato???? (relativamente à 2ª divisão é claro) Espero bem q não...

Se alguem souber de novidades sobre a 2ª divisão que as divulgue neste blog...

Anónimo disse...

Que equipas farão parte da segunda divisão? não faço ideia e gostava de perceber...

Loulé
Lousa
Belas?
Cascais?
Santarem?

pepper

Francisca disse...

E outra questão que se põe é que se essas equipas não dão resposta...o que é que acontece à Lousã e ou Loulé? São avisados uma semana antes que vão participar na primeira divisão? E o quadro competitivo? Mais uma jornada?
Respondendo ao anónimo de 18 de Novembro de 2007 23:02 (já agora, se tens tanta confiança em me tratar por "Xica" podias assinar no fim...) sinceramente acho que já chega de esperarmos que os clubes façam as coisas por nós, até porque nem todos têm Albertys nos clubes.