quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

LEI 8 - VANTAGEM

Qual é que é a função desta lei?
Evitar que o jogo pare tanto de modo a tornar o jogo mais contínuo e dinâmico.
Quando é a vantagem acaba?
Quando o árbitro entender que a equipa não faltosa obteve vantagem territorial (ganho de terreno) ou táctica (a equipa não faltosa encontra-se numa situação tal que lhe é possível jogar a bola de uma forma que constitui uma vantagem evidente).
Quando o árbitro entender que a equipa não faltosa não obteve qualquer tipo de vantagem.

Situações em que não deve ser aplicada a lei da vantagem:
- Contacto com o árbitro.
- Bola para fora do túnel na mêlée.
- Rotação da formação ordenada.
- Derrocada da formação ordenada.
- Jogador empurrado/levantado para fora da formação ordenada.

Mais que uma infracção:
- Quando após uma infracção cometida por uma das equipas, o árbitro aplica a vantagem, mas a equipa adversária ela comete uma infracção, o árbitro deverá apitar e aplicar as sanções relacionadas com a primeira infracção cometida.

Sinalética do árbitro:
Um dos braços levantado na horizontal.

5 comentários:

Afonso Nogueira disse...

Bom trabalho Maria!

Completando o teu post digo que não se deve jogar vantagem em situação que envolvam risco ou perigo.

Ainda, é o árbitro que decide se a vantagem está ou não jogada, não são 10 metros como se diz... o árbitro pode ter ou não o braço no ar.

maria disse...

é verdade... a vantagem não deve ser jogada em situação de risco ou perigo.
Sim, o árbitro pode ou não ter o braço no ar (como calculam não é muito divertido correr com o braço no ar) mas tem de avisar quando a vantagem está jogada ou apitar quando não é! certo?

Francisca disse...

Oh que treta, já não posso refilar com eles...é que eu como formação, dá me muito mais jeito que eles andem lá de braço pendurado, para ver o que prefiro fazer, e assim podem-me engrupir á grande!

Afonso Nogueira disse...

Maria, alguns árbitros usam a vantagem como segredo, passo a explicar:

a vantagem é uma "arma" do árbitro e uma benesse para os jogadores, no entanto há equipas que estragam as vantagens fazendo "avants" propositados ou faltas voluntárias. Caso de um senhor chamado "grigan" (acho q é assim que se escreve) que acaba sempre com as vantagens, o Benfica em seniores é o exemplo disto em portugal.

Então o árbitro deixa jogar e os jogadores apitam por ele????? não faz muito sentido, este assunto poderá levantar problemas nos próximos tempos.

Bjs

Anónimo disse...

Só uma correcção :
- A Lei da Vantagem pode-se aplicar quando a bola sair, pelo tunel de uma formação ordenada, desde que tenha sido jogada. ( Leis 8.3.b e 20.7.a )