terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Crónicas - CDUP vs Agronomia e Benfica vs Agrária

Um dia de sol de inverno, um relvado excelente, um fisioterapeuta, um árbitro e as quatro melhores equipas deste campeonato em campo em disputa pelos melhores lugares da classificação. De facto, em relação à organização não se poderia pedir muito mais, pena foi, e repito mais uma vez porque é bastante importante para o desenvolvimento da modalidade e para quem está lá dentro a jogar, o pouco público, principalmente no primeiro jogo do dia.
No primeiro jogo do dia disputou-se o 3º e 4º lugar, entre as jovens equipas do CDUP e Agronomia. Na primeira parte assistiu-se a um grande equilíbrio das duas equipas, com o jogo a desdobrar-se por todo o campo, não tendo no entanto existido qualquer ensaio. Já na segunda parte, com algumas substituições apenas na equipa da Agronomia, o jogo passou-se a jogar no meio campo do CDUP, que defendia com unhas e dentes a grande pressão das avançadas da Agronomia, que acabariam mesmo por marcar através de um maul, mas falhando a conversão. Na jogada seguinte, numa das poucas incursões do CDUP nos 22 metros adversários na 2ª parte, a equipa nortenha igualava o resultado, jogando rápido numa falta nos 5 metros e marcando ensaio na ponta, também este não convertido. No final do jogo não havendo vencedor, foi preciso recorrer ao desempate por pontapés aos postes dos 22 metros, feitos por jogadoras diferentes, onde o CDUP acabou por ser mais feliz e conquistar o 3º lugar.

Seguiu-se um jogo entre equipas da 2ª divisão, duas estreantes esta época, o RC Caldas e o Rugby Vila da Moita, arbitrado pela Maria Heitor, que serviu para mostrar o nível das equipas da 2ª divisão.
O último jogo do dia era o mais apetecível, pois decidia o Campeão Nacional da 1ª Divisão. Um jogo histórico do rugby feminino, que opunha as equipas do Benfica, que defendia o título de campeão nacional, e da Agrária, também vencedora de inúmeros campeonatos nacionais.
O jogo começou com o ensaio do Benfica logo nos primeiros minutos, que a chutadora do Benfica converteu. A Agrária não querendo deixar fugir o jogo, marcava alguns minutos depois uma penalidade, deixando o resultado no intervalo de 07-03 para o Benfica. Na segunda parte, a Agrária entrava pressionante, mas numa jogada de desconcentração, após uma decisão do árbitro, o Benfica elevava o resultado. A equipa de Lisboa não deixaria mais o comando, passando a controlar o jogo e acabando por marcar novo ensaio já no final do jogo, e colocando o resultado em 21-03 e sagrando-se Campeã Nacional.

Foto gentilmente sacada do Blog do Benfica

2 comentários:

Anónimo disse...

não houve nenhuma alteração nas 13 do CDUP o jogo todo...

Francisca disse...

Peço desculpa...vou já alterar o texto. Que falha grave!!!