quinta-feira, 13 de março de 2008

Campeonato da Europa de Sevens - Historial (parte 1)

Em cima: João Alberty, Maria João, Raquel Trigueiros, Isa Cunha, Filipa Jales, Telma, Ramusga (Fisio), "guia"
Em Baixo: Margarida Mesquita, Rita Vasconcelos, Joana, Francisca Hall, Bárbara Viana, Góis

Noutra busca por mais informações sobre o Campeonato da Europa, encontrei um link para na wikipédia que tem os resultados de todos os Torneios Europeus de Sevens que se realizaram até hoje, nada mais nada menos do que 5. E portanto decidi dedicar um post a cada torneio para relembrar e principalmente para reafirmar que apostar neste escalão e nesta vertente, mesmo que com pouco tempo e pouco recursos, às vezes pode resultar em algumas surpresas.
2002/2003
Este ano foi o provavelmente um ano chave para o rugby feminino português. Pela primeira vez um Campeonato Nacional de 12 chegava ao fim sem desistências, nem faltas de comparências. Realizaram-se dois jogos da Selecção de XV, um em que se visitou e jogou contra a selecção provincial da Galiza e outro em que se recebeu, no Browns de Vilamoura a selecção provincial da Andaluzia. Nos dois as derrotas seriam por números expressivos, mas nem por isso deixaram de ser grandes experiências - falo pelo menos por mim - e que serviram também para aproximar jogadoras de equipas adversárias.
Selecção Nacional - jogo contra a Galiza
Pelo que me lembro tinha ficado acordado entre clubes, que para a selecção de XV os treinadores seriam o Tiago Ataíde (treinador da equipa feminina de Loulé) e o Tiago Sousa e Silva (treinador da equipa feminina do Técnico) e que para a selecção de Sevens, já inscrita no Torneio Europeu de Sevens, o treinador seria o João Alberty (treinador da equipa feminina da Agrária) .
Não sei precisar o número de estágios realizados para a preparação do Torneio, mas não foram muitos, e quase todos foram após os jogos do Campeonato Nacional de Sevens
O Torneio Europeu de Sevens realizava-se em Lunel, ao mesmo tempo também se disputava uma etapa do Circuito Europeu Masculino de Sevens, na qual Portugal participou. Portanto, as equipas nacionais de sevens fizeram a viagem juntas. 
No Torneio, que se realizava pela primeira vez, estiveram presentes as equipas de Espanha, Suíça, Bélgica, Noruega e República Checa, todas no Grupo A. E França, Suécia, Portugal, Croácia e Bulgária, todas no Grupo B. Nesta primeira aposta da FIRA, o torneio não tinha os moldes dos Sevens como hoje se realiza, mas sim uma primeira fase de grupos em que se jogava em meio campo, e uma fase final em que se jogava dos 22 aos 22 metros.
A Selecção Nacional Feminina levou uma equipa composta por jogadoras dos 18 aos 30s (ups), onde algumas eram de primeiro ano, e outras já levavam alguns anos de rugby nas pernas.
Jogadoras convocadas: 
Agrária - Barbara Viana, Maria João Campos, Margarida Mesquita e Raquel Trigueiros
Agronomia - Francisca Hall
Costa da Caparica - Filipa Jales, Isabel Cunha, Joana "Bomba" e Rita Vasconcelos
Técnico - Telma
 
Era a primeira vez que Portugal participava num torneio, fosse ele que de que vertente fosse, e por isso a expectativa era grande. Os resultados demonstram que não estávamos ao nível de uma França, com a qual perdemos 22-00, mas que o nosso nível era bem superior a uma Croácia ou a uma Bulgária. A primeira fase terminou com Portugal em terceiro classificado, e por isso no apuramento para a final da Taça Plate (a segunda taça em sevens) seria discutido com a Noruega. A vitória por 26-5 colocava-nos na Final da Taça Plate, onde depois venceríamos a equipa da Bélgica por 14-00, num jogo onde o resultado poderia ter sido o dobro. Passo a explicar, os árbitros eram todos franceses...e ao explicarem as dimensões do campo, houve quem não percebesse, e fizesse questão de marcar os ensaios atrás dos postes, ou seja, já para lá da linha final - a linha de ensaio era nos 22 metros. Mas não contente com fazer isso uma vez, conseguiu fazê-lo mais outra vez. Não vou falar em nomes, mas deu para rir...só depois da vitória, claro. 
Acabávamos assim em 5º lugar numa primeira experiência bastante positiva e que nos permitiu ficar na "1ª Divisão" e no ano a seguir continuar a competir com as equipas mais fortes.
As capitãs a receber os troféus
O convívio com várias equipas...
E com os portugueses...
Resultados 

POOL A

NationWonDrawnLostForAgainst
Spain4001625
Switzerland30113124
Belgium2023179
Norway10312112
Czech Republic0045121

Switzerland 47-0 Czech Republic

Spain 45-0 Belgium

Norway 7-0 Czech Republic

Switzerland 29-0 Belgium

Spain 50-0 Norway

Belgium 19-5 Czech Republic

Switzerland 50-5 Norway

Spain 48-0 Czech Republic

Belgium 12-0 Norway

Spain 19-5 Switzerland

POOL B

NationWonDrawnLostForAgainst
France4001655
Sweden3016850
Portugal2029039
Croatia10324129
Bulgaria0045129

Croatia 19-5 Bulgaria

France 22-0 Portugal

Sweden 32-0 Croatia

Portugal 40-0 Bulgaria

France 40-5 Sweden

Portugal 40-5 Croatia

Sweden 19-0 Bulgaria

France 52-0 Croatia

Sweden 12-10 Portugal

France 51-0 Bulgaria

Classification Stages

Plate Semi Finals

Portugal 26-5 Norway

Belgium 7-0 Croatia

Cup Semi Finals

France 35-0 Switzerland

Spain 49-0 Sweden

Shield Final

Czech Republic 24-0 Bulgaria

7th Place

Croatia 7-5 Norway

5th Place (Plate)

Portugal 14-0 Belgium

3rd Place

Switzerland 5-0 Sweden

Cup Final

Spain 21-12 France

15 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Xica. Foi muito bom recordar! parabéns

Anónimo disse...

Parabéns Xica!Brilhante!

Nos últimos dois anos estes Torneios Europeus foram substituidos pelo oficialíssimo Campeonato da Europa.Este ano será a sua 3ªedição com o tal apuramento ao mundial...Isto só prova que quer queiram quer não,o rugby feminino veio para ficar.Agora resta saber se queremos acompanhar o comboio europeu (pelo menos esse!) ou se vamos ficar a vê-lo passar.Seja por falta de profissionalismo de quem nos representa,ou pelos comentários machistas que ainda se ouvem.Embora me pareça que tenham vindo a diminuir significativamente...
As outras selecções cresceram bastante assim que este Campeonato se tornou oficial.Encararam tudo isto com seriedade.Parece que só aqui é que pensam em qualquer coisa à última da hora "para as miúdas irem lá fora jogar ao rugby".
Não sei se na altura destes torneios não se treinava mais antes de ir lá fora...Pelo menos em relação à época que está a decorrer!...
Este atraso todo já atingiu proporções ridículas e mesmo que surja um seleccionador amanhã já vai tarde...Mesmo assim acredito que a nossa selecção pode fazer um bom europeu,por isso parem de cortar as pernas a quem quer correr!!!

Mais uma vez muitos parabéns Xica.O teu amor ao nosso rugby é tão evidente quanto o teu amor pelo agronomia :)

Beijos para todas e apesar desta paragem que tem tanto de gigante como de ridícula,não faltam aos treinos para termos um grande campeonato de sevens!

Anónimo disse...

Parabéns Xica!

Fiquei cheia de saudades!!
É relembrar estes tempos...

Jales

Anónimo disse...

Também eu!!! saudades de um tempo saudável, de empenho, puro amor à camisola portuguesa...em k os meios não eram o mais importante, mas o espirito de grupo...as coisas evoluiram por mérito dos treinadores que por aqui passaram, das atletas que participaram nos treinos de selecção e competições...mas a parte que mais deveria apoiar o crescimento, a dita federação...parou no tempo e pior neste momento parou a competição interna por causa de não haver selecionador!! onde já se viu isto? vergonha..salva-se disto as recordações e este excelente post da Xica...espero em breve ver o próximo

Anónimo disse...

"Não há amor como o 1º"
As 1as aventuras da selecção de um pequeno país à beira mar plantado: a inexperiência das jogadoras... os fatos de treino gigantes... o equipamento emprestado... a ansiedade à flor da pele... o "peso" de ter os Lobos connosco ... a responsabilidade da 1ª selecção...(os nossos penteados!!!...)tinha tudo para não dar certo e no entanto teve tudo de bom: a competição renhida, o grande espírito de todas,a diversão a toda a hora e bons jogos de rugby!
Grande caminho desbravado.
Bons velhos tempos!!!

Grande Xica!
MJ

Francisca disse...

E esqueceste de referir que algumas calças de fato de treino tinham até três pernas...

Anónimo disse...

MJ, Calculo quem sejas... lol!!
E disseste tudo, foi um grupo muito unido, divertido, inexperiente (Principalmente em relação ás linhas do campo)!
Encaramos esta experiencia com uma serie de dificuldades que já mencionaram (a única a quem os equipamentos ainda serviam era mesmo eu), mas foi super positivo e esta primeira seleção ficou marcada por uma mão cheia de bons momentos para recordar...
E que bem que a Xica o fez neste post!
Tenho saudades deste tempo, onde as rivalidades ficavam apenas para os campeonatos internos, e eramos todas uma grande familia!
Mas deixemo-nos de lamechices e vamos apoiar as novas lobas que têm tudo para fazer igual ou melhor (estou a pensar no apuramento para o campeonato do mundo) do que nós fizemos.
A fasquia é muito alta, mas se fosse fácil não tinha piada nenhuma!

Jales

Anónimo disse...

ag so nos resta mm é recordar!!! pq selecção nem ve la!!

Anónimo disse...

nem seleção nem treinador. no entanto espero que as equipas que tenham campo não se esqueçam e promovam encontros amigabeis para que demonstrem que o Rugby feminino não para.

Anónimo disse...

Jogadoras portuguesas de rugby com vontade de trabalhar e de suar, procuram seleccionador e treinador, com disponibilidade, vontade e conhecimento para treinar selecção nacional.
Requisitos minimos: Acreditar no rugby feminino

Anónimo disse...

penso q a prioridade n é seleccionador mas sim a competição... onde é q ela está???

Anónimo disse...

a competição não começa enquanto não houver seleccionador.já entendeste porque é que acaba por ser a prioridade?...

Anónimo disse...

é ridiculo n começar comptição sem selecioandor. se a tipo federação n quer q a malta jogue tem de se convencer que a malta quer jogar! dai ou começar c isto ou vamos é tdas p espanha jogar!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Isto já nem é tipo federação...É tipo uma treta qualquer que ainda não sei bem o que é!Seja como for é muito fraquinho...

Anónimo disse...

....que vergonha esta federação!

queremos jogar!!! ao menos jogar...