quinta-feira, 6 de março de 2008

Rugby do Mulherio

Passaram-se três semanas desde que a bomba rebentou. No blog do Zé do Melão, o autor lançou o mote, o que se passa no rugby feminino? Foi o ponto de partida para muitos comentários - uns mais inteligentes que os outros, verdade seja dita - foi também uma forma de publicitar a final da Taça de Portugal feminina, e por fim foi também motivo para que as próprias jogadoras fizessem uma protesto no relvado do Estádio Universitário no intervalo do jogo de Portugal. 


Créditos : Miguel Rodrigues - www.cdul.blogspot.com

Mas se nas primeiras duas semanas, muita "tinta" correu e muito se falou, a verdade é que rapidamente tudo se esqueceu. E neste momento, passadas três semanas, seleccionador nem vê-lo, a competição está parada, e o futuro advinha-se longínquo e confuso. 

Por isso, e em vez de desmotivarmos, de simplesmente ficarmos a treinar dois ou três dias por semana, para chegar ao fim de semana e acabarmos por estragar um pouco do trabalho que se fez nos treinos, há sempre a possibilidade de nos mobilizarmos. Pressionarmos clubes e federação para não ficarmos presas ao detalhe do seleccionador - que infelizmente não é só um detalhe - para que rapidamente comecem os torneios de Sevens, já que o Campeonato Nacional de Sevens é só em Maio. Realizar jogos amigáveis ou quem sabe mesmo organizar um torneio pelo mínimomotivo que seja. O poder de decisão não está nas nossas mãos, mas nós temos grande peso na balança, e podemos e devemos aproveitar isso. 

E, atenção, quando falo deste peso, estou me a dirigir para todas as equipas, da 1ª e 2ª divisão. Porque é importante que apareçam e que deixem de estar em torneios e campeonatos à parte, para que possamos evoluir num todo.

17 comentários:

Anónimo disse...

Grande Xiquitita! :)

D.A.

Anónimo disse...

que tal uma greve á selecção?

que tal dizer que nao a seleccao quando chegar a hora da verdade?

ja que a fpr nao da condiçoes para treinar e preparar minimamente um campeonato da europa sem ser a ultima da hora, nao nos restam grandes hipotses. esta na hora de mais uma vez marcamos a nossa posiçao e dizermos o que queremos para o rugby feminino.

Se a federacao nao tivesse equipa para levar ao campeonato da europa, gostava ver o que diriam os sr's importantes da irb. porque dinheiro eles dao, nao se sabe é onde é gasto.

Anónimo disse...

Minha gente: não estamos em posição de fazer greves nem coisa nenhuma porque :

1º ainda não temos nem dimensão nem visibilidade para isso.

2º Estamos a falar de Portugal. Do um país pela qual jogamos e levamos ao peito. Mal ou bem, é por ele que jogamos.
Não vamos representar a FPR lá fora, mas sim PORTUGAL!

3º Não gostamos de jogar ?! para quê estar a armar mais confusões e privarmo-nos a nós próprias de fazer uma das coisas que mais gostamos que é jogar rugby?

4º Não temos que justificar os nossos erros com os erros dos outros.
Se a FPR não está a trabalhar como devia, tem que ser penalizada.
Mas não por nós.
Entidades superiores têm que ter conhecimento do que se passa.
Aqui podemos entrar.

Deixar de jogar não me parece de todo a melhor opção.


Relativamente ao que foi falado no post sobre os jogos, porque é que as nossas jogadoras de rugby que estão a tirar cursos de gestão desportiva, educação fisica, ou que trabalham no ramo da organização de eventos, não se juntam (ou nao) e orgamnizam aí uma torneio "particular" sem o apoio da FPR?

Não sei, é uma ideia...

Jogadora

Anónimo disse...

Isso mesmo, passaram-se 3 semanas e este blog nada disse sobre o q se passou, fala somente agr q já passaram as tais 3 semanas e em q as coisas se foram esquecendo, tou enganda ou este e o blog do rugby feminino nacional???? como tal deve ter as noticias actulizadas.

Agr falando do rugby feminino,nos ja tamos a mt tempo paradas, em termos de competição, penso q os clubes se devem mexer e organizar torneios extra federação, pq se tivermos á espera deles nc mais competimos, pois somente qnd houver seleccionador e q o campeonato e definido, se ele nc aparecer ponto n há mais temporada, será? se ja foi feito um campeonato sem seleccionador pq n avançar com mais competições sem ter seleccionador?

Anónimo disse...

Caro/a anonimo/a das 23:53 se tens tanta vontade de ter um site c noticias actualizadas, em vez de vires p aqui dizer o q os outros têm ou não q fazer, começa um!! Cada um faz o q pode e a Xica, Maria e quem contribui p este site já fazem mt! vamos lá ter calma c este comentarios!

Anónimo disse...

Quem esta la fora (os srs que mandam o dinheiro) nao ve o que a federacao faz ca dentro. A federacao limita-se a escolher dez, em 4 ou 5 estagios so para dizer que tem 10 que vao la passar umas bolas. Toda a preparaçao de uma Equipa, nao e feita, porque? Porque da trabalho, porque a federaçao diz que nao tem dinheiro, porque todos os que sao convidados para serem selecionadores o rejeitam por falta de todo o tipo de condiçoes por parte da federaçao.


Queremos mais do que uma federaçao que diz nao ter dinheiro e que diz so querer e precisar de um selecionador para Maio e Junho, nao?
Se queremos mais tem de partir de nós, temos de ter iniciativa, como tiveram o Benfica e a Agronomia na final da taça.

Fica a ideia

Anónimo disse...

Façam é greve ou caso contrário e como sempre eles têm-vos nas mãos.
Sim não tenham medo.
Superiores à FPR?LOLOL é engraçado da parte dessa bloguista.
Já agora também resta saber porque motivo ninguém quer treinar uma selecção feminina?Deixo aqui a pergunta no ar.
Qnto nao haver competições, mais uma vez se vê o que a FPR olha e se preocupa connosco.

Francisca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisca disse...

Cara anónima das 23:53...como expliquei, não me pagaram o ordenado atempadamente e por isso protestei e deixei de escrever. Porque eu como bloguista também tenho que lutar pelos meus direitos. Mas lá fui indeminizada e resolvi voltar a trabalhar. Espero que esteja satisfeita.
Já eu estou muito satisfeita pelas suas brilhantes e inovadoras ideias.
Desde já o meu muito obrigado por ter passado por aqui.

Mariana Oliveira disse...

Torneios amigaveia é uma maneira de mostrar a fpr que tamos vivas, queremos jogar e também existimos.. De certeza que a equipa do CDUP tem a mesma opinião que eu.

Anónimo disse...

Equipas Femininas, nem é preciso organizar torneios, façam-se jogos amigaveis entre as equipas mais proximas e o resto começara a vir por arrasto.

Anónimo disse...

nini a malta do benfica tb está da mm opiniao, queremos jogar!! nao podemos e n queremos ficar parada e so nos limitarmos aos treinos...

Arly

Anónimo disse...

quais as mlh Jogadoras de rugby XII???
ja que a epoca acabou...

qual é opiniao das jogadoras??

Anónimo disse...

nao sou grande apoiante do rugby feminino,mesmo assim acho que devem marcar a vossa posiçao em Portugal, sem esquecer que teem todo o direito ao apoio que tanto pedem!
Alguns conselhos:
E que tal criarem duas equipas(dentro do clube,p/ex:A e B) de rugby por idades ou mesmo por nivel ,para aumentar a competitividade?
Criar acçoes de formaçao?
Actividades de rugby de praia,para assim mostrar o rugby a mais mulheres?
Pedir ao proprio clube mais visibilidade para as equipas femininas?

Depois disto,com uma extrutura solida(pois o rugby feminino é uma "coisa nova" para muitos e ainda com pouco apoio) e campeonato competitivo,podem formar uma selecçao à seria e terem amiçoes cada vez mais altas ,na minha opiniao por enquanto deviam seguir os meus conselhos...

comprimentos:
Adepto de Rugby

Anónimo disse...

Bem dito!com humildade e ambiçao vamos conseguir reconhecimento!vamos jogar mais,mas nao ás "escondidas",em dias de jogos dos seniores do clube ou mesmo em dias de selecçao(como ja aconteceu)!

Mariana Oliveira disse...

Aproveitar jogos dos séniores é MUITO bem pensado! Se não estou em erro os séniores voltam aos jogos no próximo fim-de-semana. (o CDUP acho que joga contra o Benfica na Lousada)

Anónimo disse...

Ao anónimo de 9 de Março de 2008 17:13:

Obrigada pelas dicas porque são sempre bem vindas. E digo-o sem qualquer cinismo. Agora... "Comprimentos"??!! "Extrutura"??!!........ Tive que fazer um esforço enorme para me concentrar no que escreveste... Mesmo assim obrigada pelo apoio.